quinta-feira, 4 de junho de 2009

Temporada 2009 CMSI em ação!

Visual do setor das conquistas

Não poderia ser melhor o inicio da temporada, grupo motivado, objetivos em comum, pico novo e muito sanguenozóio! Assim sendo, tudo flui naturalmente... postamos aqui o "diario de bordo" das nossas investidas para abrir um novo point de escalada na região, o lugar é insano com potencial para clássicas, esportivas e o melhor, muitas possibilidades de escalada em móvel. Vamos manter a comunidade escaladora a par das conquistas aqui no blog, onde também divulgaremos o pico quando acharmos por bem.



Sábado, 25 de abril de 2009.

Imprevistos a parte e longos anos marcam essa data que ficará na memória da escalada regional/nacional. A primeira via da Serra da Cachoeira, uma escarpa gigantesca de arenito derivada do relevo de Cuesta, no município de Itirapina SP foi conquistada, após oito ou mais anos de sonho e quatro anos após a primeira inspeção no local. Os escaladores presentes em ordem alfabética, Anselmo (carneiro), Eduardo (Du), Murilo (Zé) e Stélio (stélinho). Quem teve a honra e estava mais preparado no dia foi o Murilo, que com um jogo de nuts, algumas peças de hexentrics, um talon, um cliff hanger, marreta, batedor e muita fé, foi pra cima do jeito que sonhávamos durante esses longos anos, conquistando de baixo pra cima, ato praticamente pioneiro no arenito do estado de São Paulo, que em nosso conhecimento a única via aberta dessa maneira foi a Irishi Jararaca no morro do cuscuzeiro em Analândia. Após mais de 5 horas na parede somente em artificial o “Zé” deu base, a qual servirá pra seguir a via até o cume, uns 20 metros acima e também deverá ser o final de um projeto de via a esquerda desta, um diedro fendado.
A via conquistada ainda sem nome não deverá passar de 5º, possui 4 chapeletas com bolts e cola, usa-se uns 4 móveis em uma fenda no meio da via, perfeita, podendo usar-se nuts ou friends. A base conta com duas chapeletas, sendo uma com seção arredondada para rapel (elo de corrente) e a outra com uma fita de abandono que será trocada quando necessário, já que o local será palco de mais conquistas do CMSI (Clube de Montanhismo da Serra de Itaquerí) devido a vários fatores como: rocha de ótima qualidade, fendas perfeitas, altura para vias clássicas chegando a 70 metros ou mais em alguns pontos, fácil acesso (isso depois que fizermos a trilha), inúmeros blocos para a prática de boulder e um visual único, impressionante. Modéstias a parte, o local em toada sua extensão, abriga o maior potencial de vias de escalada em arenito de todo o estado de São Paulo, senão de todo o Brasil.


Sábado, 09 de maio de 2009

Tudo combinado para o término da referida via na Serra da Cachoeira, o único imprevisto é que o Stélio teve que trampar, mas jogou na nossa mão 9 chapas e a proposta de um nome para a via “Destreza de Primata” devido aos macacos que também escalam os paredões de arenito e são avistados com freqüência se exibindo em manobras que nos deixam boquiabertos. Dessa vez sem atraso, chegamos bem cedo na base da via, Anselmo, Eduardo e Murilo. O Murilo já tinha visualizado para onde ir depois da 1ª base, então sem muito embaço sacou a 1ª enfiada e já deu inicio a conquista da 2ª, protegeu um lance em móvel (com nuts, mas os friends ficariam bem melhores, mas como ainda não possuímos esse brinquedo...paciência e coragem!!!) até fazer uma chapa, mais um lance em móvel até uma árvore (paineira) e mais uma chapa. O Anselmo subiu para fazer a segue dali para que o Murilo pudesse dar cume, a uns 10 metros acima, mais um lance em móvel e detalhe, todos esses lances foram feitos em livre e com bota!!! Então...cume, logo subi até o Anselmo, que subiu até o cume e fui na sequencia, o Murilo nos deu a honra de bater a base e pronto, via terminada, a primeira de muitas, sensação indescritível, visual deslumbrante.
Destreza de primata A1 E1 5° mista – 40 metros.


Sábado 23 de maio de 2009.

O CMSI em ação mais uma vez na conquista da Serra da Cachoeira, dessa vez a equipe com cinco escaladores (Bruno, Carneiro, Du, Murilo e Stélinho) foi para o serviço pesado, já focados em objetivos para o dia, limpar a “Destreza de primata”, abrir uma trilha que facilite o acesso a base da rocha e iniciar as investidas em um novo projeto de via em móvel. O grupo se dividiu ficando o Bruno e o Murilo limpando e soltando os blocos da via, enquanto o Carneiro, Du e Stélinho foram procurar o trajeto para a nova trilha. O grupo se dividiu por volta das 08:30h voltando a se encontrar por volta das 15:00h já com dois objetivos alcançados, via limpa e segura e trajeto da trilha pronto.
Da base da “Destreza” o Murilo fez uma passagem lateral em cliff e bateu um grampo no novo projeto, essa proteção talvez seja a única chapa da via, que tem sua linha em um diedro fendado. O referido grampo serviu para malhar o projeto inicialmente e testar as proteções móveis, que por sinal ficam perfeitas na fenda, o Carneiro e o Murilo entraram no projeto e deram de cara com um crux, deixando a investida para outra “função”, já que estava ficando tarde e precisávamos ir descendo pela nova trilha para o Bruno e o Murilo analisarem o novo trajeto que explora toda a rocha da face oeste da serra. Referindo-se a trilha, somente dois pontos críticos precisam ser modificados ou adaptados e falta agora uma abertura maior do mato nas laterais e limpar o chão, observando que o local é moradia de muitas espécies de cobras.
Murilo (Zé) chegando na primeira base da Destreza de Primata
Crédito das imagens: Stélio Franco

Nenhum comentário: