terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vale da Lapa e Gruta Boca do Sapo com problemas de acesso!!!


Domingo agora quando guiava um grupo no Vale da Lapa que divide os municípios de Itirapina e Ipeúna tive um encontro no mínimo inusitado. Quando subíamos a serra pela estrada em direção a caverna do Fazendão fomos abordados por um senhor em uma caminhonete e se apresentou como o proprietário do lugar. Pensei comigo “ahhh então é vc!!!!!!” pois já procurei inúmeras vezes por ele, por diversos motivos e nunca obtive contato, o máximo que conseguimos dele certa vez foi uma assinatura autorizando a passagem de uma corrida de aventura por lá em 2001. Pois agora, após uma multa segundo ele de um milhão de reais tudo mudou, diz que tem que preservar o lugar, e que não quer ninguém mais por lá!!! Disse que poderíamos ir à caverna do Fazendão e que ela ficará aberta, pois a trilha começa na beira da estrada e ninguém vê, mas o acesso ao vale pela estrada está proibido e se parar o carro e ir a pé ele vai chamar a policia. Muito confuso mesmo, percebo que a preocupação não é com o lugar, é com o bolso, pois dessa maneira ele não está protegendo nada, além de seus interesses e continuará a depredação nas cavernas, principalmente na do Fazendão.


O Vale da Lapa é um dos mais belos da região das Cuestas com três cavernas catalogadas, a do Fazendão, a Gruta Boca do Sapo e o Abrigo da Glória, essa ultima é um sitio arqueológico com achados de superfície e raspagem de blocos. O potencial para a escalada vale ser comentado, pois se concentra no local muitas paredes de excelente qualidade, é muita pedra mesmo!!!



Mas infelizmente a insanidade humana foi ao auge no local. A caverna do fazendão está muito pichada, muito lixo de todo tipo é encontrado pelo vale, dentro das cavernas, nas trilhas e nos rios. É impossível ir lá e não voltar carregado de lixo. Agora o que está realmente pegando são as motos, gaiolas etc... que estão fazendo verdadeiras pistas off-road dentro do vale, passando pelos rios e acelerando o processo de erosão e conseqüentemente de assoreamento. Esse caso foi citado pelo proprietário como o principal responsável pela multa!!!




Então fica o recado galera, vamos respeitar. Ainda é possível conhecer ou visitar o pico, mas entrando pela trilha da caverna do Fazendão, em grupos pequenos e claro, seguindo as praticas de mínimo impacto para a atividade http://www.pegaleve.org.br/ .

Caverna do Fazendão e o Tao

Crédito das imagens: Stélio

4 comentários:

Carnero disse...

é sempre essa mesma patifaria, esses caras q não respeitam nada vem e arrebentam tudo, são um bando de vândalos, tem q interditar o pico pra moto e gaiola, não pros verdadeiros amantes da natureza e esportistas.
O que tem q se fazer é um trabalho de concientização, colocação de placas e fiscalização da área, assim todos poderão desfrutar das belezas do local,causando o minimo de impacto no ambiente.
Não podemos perder, e nem deixar de desfrutar, as maravilhas da natureza por causa da ignorância de alguns...
Abaixo a falta de respeito!!!!!!

Menos Inútil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Menos Inútil disse...

Assino em baixo de Anselmo!!!
Pra falar a verdade nunca fui nesse lugar...o que parece LINDO DE MORRER, pelas fotos...e é uma judiação o que está acontecendo. Seria interessante desenvolver um projeto de educação ambiental no local pra "tentar" conscientizar as pessoas, mas se agora o acesso é restrito, fica ainda mais difícil...

Pra ir neste lugar precisa de guia?

Essas fotos não estão compartilhadas no flickr? ou picasa, ou outro?


Adorei o blog. Está muito bonito!!!


Abraço,

Marina.
http://menosinutil.blogspot.com

GuiFranzin disse...

2012 e eu aqui vendo postagem de 2009, em fim !!! Conheço o lugar a bastante tempo também e realmente o problema das gaiolas e motos é uma verdadeira merda, uma vez que acampamos em Ipeúna fomos subindo um dos rios rumo a área da Caverna do fazendão em uma das partes o rio está muito assoreado por estar sendo usado como trilha desses FDPs que andam de gaiola e moto. Deplorável a situação de um lugar tão lindo assim, sem contar os fazendeiros FDPs, que contaminam o rio com a criação de gado ...